Temos Wi-Fi em nosso stúdio
Facebook - Big Head Tattoo

Dicas de cuidados


Durante 15 dias devem ser seguidas as seguintes precauções:

  • Não tomar banho de mar, sauna e piscina;
  • Não expor a tatuagem ao sol;
  • Não se alimente com comidas gordurosas e condimentadas (chocolate, derivados de porco, ovo, etc.);
  • Aplicar uma camada fina de pomada cicatrizante 3x ao dia até completa cicatrização;
  • Não coçar nem remover cascas;
  • Aplicar protetor solar de fator 40, todas as vezes que a tatuagem for exposta ao sol.
  • A perfeita Cicatrização depende de seus Cuidados.

Na frente do cliente o profissional deve:


  1. Lavar as mãos com água e sabonete líquido anti-séptico;

  2. Limpar a bancada com álcool etílico a 70% e preparar o campo de trabalho com filme de PVC e toalha descartável, a bancada deverá estar livre de qualquer objeto que não faça parte do processo;

  3. Montar a máquina de tatuar, biqueiras e agulhas devem estar esterilizadas em autoclave e embaladas em papel grau cirúrgico com data de validade;

  4. Encapar com filme de PVC: maca, cadeira, braços da cadeira, botão da fonte de alimentação, almotolia, pedal; máquina de tatuar, fio da máquina de tatuar encapar com um metro de PVC;

  5. Vestir avental, óculos de proteção, máscara, gorro, em seguida fazer a antissepsia das mãos com álcool etílico 70% ou clorexidina a 2%, após calçar as luvas;

  6. Realizar a limpeza da pele do cliente com água e sabonete antisséptico e se necessário, fazer a raspagem dos pêlos do local a ser tatuado com lâmina descartável ;

  7. Em seguida proceder a antissepsia da pele do cliente com álcool 70% ou clorexidina a 2%, com exposição mínima de 3 minutos; para transferir o desenho para a pele usar o próprio sabonete líquido ou gel KY;

  8. Se for preciso manipular materiais ou repor tinta durante o processo da tatuagem, o profissional deverá DESCARTAR as luvas e calçar outro par, repor a tinta somente em batoques ou recipientes novos, nunca nos mesmos já utilizados;

  9. Papel toalha deve estar picotado e embalado em porções pequenas para descarte total;

  10. Após a realização do trabalho, tudo deverá ser descartado na presença do cliente;

  11. Agulhas e lâminas de barbear devem ser descartados em coletores perfurocortantes;

  12. O material infectado com secreções deve ser descartado em saco de lixo branco específico para o coleta de resíduos infectantes.

Lei 9828/97 | Lei nº 9.828, de 06 de novembro de 1997 de São Paulo


Estabelece proibição quanto à aplicação de tatuagens e adornos, na forma que especifica
(Projeto de lei nº 44/97, do Deputado Campos Machado  - PTB)
O Presidente da Assembleia Legislativa.
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte lei:

Artigo 1º  - Os estabelecimentos comerciais, profissionais liberais, ou qualquer pessoa que aplique tatuagens permanentes em outrem, ou a colocação de adornos, tais como brincos, argolas, alfinetes, que perfurem a Pelé ou membro do corpo humano, ainda que a título não oneroso, ficam proibidos de realizarem tal procedimento em menores de idade, assim considerados nos termos da legislação em vigor.
Parágrafo único - Excetua -se do disposto neste artigo a colocação de brincos nos lóbulos das orelhas.

Artigo 2º  - Caberá à Secretaria da Saúde a fiscalização e o estabelecimento dos meios necessários para a aplicação da presente lei.

Artigo 3º  - O não -cumprimento da exigência desta lei implicará no fechamento definitivo do estabelecimento, quando for o caso, e na responsabilidade dos agentes quanto à infringência dos artigos 17 e 18 da Lei Federal nº 8.069 (1), de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Artigo 4º  - O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 90 (noventa) dias da data de sua publicação.

Artigo 5º  - As despesas resultantes desta lei correrão à conta de dotações próprias do orçamento -programa do Estado, suplementadas se necessário.

Artigo 6º  - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 6 de novembro de 1997
a) Paulo Kobayashi - Presidente.
Publicada na Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 6 de novembro de 1997
a) Auro Augusto Caliman, Secretário Geral Parlamentar
a) Auro Augusto Caliman, Secretário Geral Parlamentar

Lei 11885/04 | Lei nº 11885 de 12 de janeiro de 2004 de Campinas


  
A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeita do Município de Campinas, sanciono e promulgo a seguinte Lei:

CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º - Estabelece os procedimentos e normas para a realização de tatuagens e aplicação de "piercing" no âmbito do Município de Campinas, dispõe sobre a fiscalização pela Vigilância Sanitária, disciplina os locais apropriados, suas unidades, extensões, serviços e as técnicas para sua realização.

Art. 2º - A prática de tatuagem consiste na realização técnica de caráter estético, com o objetivo de pigmentar a pele através da introdução intradérmica de substâncias corantes por meio de agulhas ou similares.

Art. 3º - A prática de aplicação de "piercing" consiste no emprego de técnicas próprias com o objetivo de fixar adornos, tais como brincos, argolas, alfinetes e assemelhados, no corpo humano.

Art. 4º - Gabinete de tatuageméo local onde se desenvolve a prática de tatuagem ou de aplicação de "piercing".

CAPÍTULO II

DO ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO SANITÁRIA

Art. 5º - Os Gabinetes de tatuagens e de aplicação de "piercing" sediados no Município, e que se enquadrem nas disposições desta lei e dos demais dispositivos legais pertinentes, somente funcionarão quando devidamente autorizados pelo órgão sanitário competente da Secretaria Municipal de Saúde, que, depois de atendidas todas as exigências previstas neste instrumento legal, expedirá o Alvará de Autorização Sanitária para tatuagem e aplicação de "piercing".

Art. 6º - O requerimento para solicitação do Alvará de Autorização Sanitária para tatuagem e/ou aplicação de "piercing" poderá ser apresentado em qualquer órgão fiscalizador sanitário e competente, da Secretaria Municipal de Saúde.

§ 1º - A concessão do Alvará de Autorização Sanitária para tatuagem e/ou aplicação de "piercing" será da alçada do órgão sanitário competente da Secretaria Municipal de Saúde, que considerará em sua análise a vistoria fiscal realizada e consoante os quesitos expressos nesta lei, e nos demais dispositivos legais estaduais e federais.

§ 2º - Os Alvarás de Autorização Sanitária concedidos serão publicados no Diário Oficial do Município - DOM, para conhecimento público, sendo obrigatório o número do Alvará, o nome do estabelecimento, seu endereço completo, número do processo administrativo gerado pelo requerimento e a data de validade do mesmo.

§ 3º - O Alvará de Autorização Sanitária de que trata esta lei terá validade de 12 (doze) meses, a contar da data de sua expedição, sendo que sua renovação deverá ser requerida antes do término do período de validade e sujeito à comprovação do cumprimento dos dispositivos pertinentes integrantes desta lei.

CAPÍTULO III

DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO

Art. 7º - Os Gabinetes de tatuagens e de aplicação de "piercing" regulamentados nesta lei deverão ser instalados em locais adequados, não sendo permitido a sua localização próxima a fontes poluidoras que possam trazer riscos de contaminação aos produtos e equipamentos, nem em vias que tenham esgoto a céu aberto, de forma a não contaminarem, ainda que eventualmente, os locais.

Art. 8º - Para concessão do Alvará de Autorização Sanitária, os Gabinetes de tatuagens e de aplicação de "piercing" definidos nesta lei deverão observar as seguintes condições mínimas:
I - Áreas mínimas de 10 metros quadrados, com largura mínima de 2,50 metros;
II - Paredes de alvenaria impermeabilizadas até 2 metros de altura;
III - Pé-direito mínimo de 2,50 metros;
IV - Construção sólida, sem defeitos de edificação, tais como rachaduras que comprometam a sua estrutura física, vazamentos ou outros que desaconselhem a sua autorização sanitária;
V - Boas condições de iluminação e ventilação, naturais ou artificiais;
VI - Bancada impermeável e resistente com pia, água corrente tratada e torneiras acionadas sem o comando das mãos (cotovelo, pedal, fotocélula, outros).
VII - Pisos com material de acabamento resistentes, impermeáveis, em bom estado de conservação e que permitam fácil limpeza, com inclinação suficiente para o escoamento das águas de lavagem.
VIII - Paredes e tetos com material de acabamento resistente, liso, de cores claras, impermeáveis e laváveis, em bom estado de conservação;
IX - Instalações sanitárias adequadas, independentes e distintas, com paredes, tetos e piso impermeabilizados com material eficiente, de cor clara, em bom estado de conservação e provida de lavatório, com toalheiro de papel descartável, sabão líquido e lixeira com tampa, pedal e saco plástico branco, leitoso.

§ 1º - O profissional que executar a tatuagem ou aplicação de "piercing" deverá adotar medidas técnicas adequadas que incluam utilização de máscara e luvas cirúrgicas descartáveis, de uso único para cada cliente, proibindo-se a reutilização das mesmas.
§ 2º - O profissional que executar a tatuagem ou aplicação de "piercing", antes de iniciar o procedimento, deverá realizar anti-sepsia das mãos, na vista do cliente, com água potável e sabão, escovando a região entre os dedos e sob as unhas, seguida da desinfecção com álcool iodado a 2% (dois por cento), ou a álcool etílico a 70% (setenta por cento). As soluções anti-sépticas nas almotolias deverão ser substituídas a cada 7 (sete) dias, e as almotolias higienizadas a cada 15 (quinze) dias. As almotolias deverão trazer escritos os prazos de validade.

§ 3º - A atividade deverá ser realizada em boxes individuais, com dimensões mínimas de 1,50m X 1,50m.

§ 4º - O instrumental utilizado deverá ser submetido a processo de higienização e esterilização, de acordo com normas técnicas de enfermagem adequadas, com exceção das agulhas e lâminas barbeadores que serão descartáveis de uso único e com reutilização proibida.

§ 5º - Após a desinfecção deverá ser realizada a esterilização do instrumental com estufa térmica, equipada com termostato e ventilador, à temperatura de 170º C (cento e setenta graus centígrados) durante 60 (sessenta) minutos no mínimo, contados após a temperatura atingir 170º C, e já com os instrumentos colocados.

§ 6º - As tintas utilizadas deverão ser atóxicas, ter sua fabricação especificada para uso em tatuagens, com registro no órgão competente, e serem utilizadas dentro do prazo de validade, os quais deverão constar no rótulo do produto.

§ 7º - O resíduo das tintas usadas deverá ser desprezado em local adequado conforme normas da ABNT, ao término de cada procedimento, à vista do cliente.

§ 8º - A limpeza da pele do cliente deverá ser realizada com água potável e sabão (tipo coco, glicerina ou sabonete). A tricotomia deverá ser feita por aparelhos barbeadores descartáveis, desprezados imediatamente em local adequado à vista do cliente.

§ 9º - Tanto a limpeza quanto a antissepsia da pele deverão ser realizadas segundo normas técnicas adequadas, recomendando-se, após a limpeza da pele descrita no parágrafo anterior, a antissepsia com álcool etílico iodado a 2% (dois por cento) ou álcool etílico a 70% (setenta por cento), com tempo de exposição mínimo de 3 (três) minutos.

§ 10 - Antes de serem introduzidos e fixados no corpo humano, os adornos deverão ser submetidos a processo de esterilização conforme determinam as normas técnicas vigentes.

Art. 9º - E expressamente proibida a realização de tatuagem ou aplicação de "piercing" em menor de 18 anos de idade, sem autorização por escrito do pai ou do responsável legal. Citado por 1
Parágrafo Único - A autorização de que trata o caput deste artigo deverá ficar arquivada durante cinco anos pelo profissional que realizou o serviço no gabinete onde ele exerce sua atividade.

Art. 10 - VETADO.
Parágrafo Único - Pessoas com história prévia de alergia a corante usado em tatuagem anterior deverão ser avaliadas por médico, que emitirá laudo sobre o fato, a fim de se evitar o uso do corante responsável pela referida alergia.

Art. 11 - As agulhas deverão ser retiradas de seu invólucro lacrado e soldadas ou montadas na máquina de tatuagem à vista do cliente. Logo após o uso, deverão ser descartadas em local apropriado conforme normas da ABNT, também à vista do cliente.
Parágrafo Único - Os responsáveis pelos Gabinetes de tatuagem ou de aplicação de "piercing" deverão solicitar ao Departamento de Limpeza Urbana a realização de coleta especial dos resíduos infectantes para destinação final.

Art. 12 - As prescrições de medicamentos para uso sistêmico ou tópico, necessárias ou recomendadas nos procedimentos de tatuagens e suas complicações, serão de competência exclusiva de Médico registrado no Conselho Regional competente.

Art. 13 - No caso de inflamação, infecção, alergia, rejeição ou qualquer outra complicação decorrente direta ou indiretamente do serviço de tatuagem, ou de aplicação de "piercing", o profissional que realizou os serviços deverá prestar todas as informações exigidas pelo médico do serviço que atende o paciente e se responsabilizar pelos danos causados. Na hipótese de qualquer anormalidade no processo de cicatrização a consulta deverá acontecer a qualquer momento, devendo uma cópia legível da anotação médica ser arquivada pelo profissional por cinco anos.

Art. 14 - Os profissionais de tatuagem e de aplicação de "piercing" e todos os seus auxiliares só poderão exercer a atividade se considerados aptos em exames médicos periódicos (de acordo com legislação vigente-Portaria nº 3214/78 MTb e suas posteriores alterações), com prova de imunização para Hepatite B nas doses necessárias e dos reforços periódicos.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 15 - Todo Gabinete de tatuagem e de aplicação de "piercing" deverá ter o seu horário de funcionamento afixado em local apropriado e visível ao público, bem como o nome do responsável pela execução dos procedimentos, além de livro próprio, autenticado na Vigilância Sanitária, contendo a identificação adequada das pessoas que foram submetidas à tatuagem e os atestados, autorizações paternas e evoluções médicas respectivas.
Art. 16 - A fiscalização dos serviços regulamentados nesta lei será de competência dos Fiscais da Secretaria Municipal de Saúde, em ação individualizada ou em conjunto com as demais autoridades municipais.

Art. 17 - O descumprimento do disposto nesta lei sujeita o infrator às seguintes penalidades:
I - Advertência;
II - Multa;
III - Lacração do Gabinete.

§ 1º Os valores das multas e demais condições exigíveis para a aplicação das penalidades serão definidas em decreto regulamentador a ser editado pelo Poder Executivo no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da publicação desta lei.

§ 2º Fica concedido o prazo de 90 (noventa) dias aos responsáveis pelos Gabinetes em funcionamento para adequação às normas ora exigidas, devendo, entretanto, protocolar o requerimento de solicitação de Alvará de Autorização Sanitária.

Art. 18 - Toda a legislação federal, estadual e municipal em vigor, referente aos assuntos envolvidos no processo de tatuagem, ou de aplicação de "piercing", serão plenamente utilizados pelas autoridades sanitárias competentes.

Art. 19 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Campinas, 12 de janeiro de 2004.
CARLOS FRANCISCO SIGNORELLI
Prefeito Municipal em exercício

Lei 12625/06 | Lei nº 12625 de 06 de setembro de 2006 de Campinas


DÁ NOVA REDAÇÃO AO ARTIGO  DA LEI Nº 11.885, DE 12 DE JANEIRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE A FISCALIZAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO SERVIÇO DE TATUAGENS E DE APLICAÇÃO DE "PIERCING", DISCIPLINA OS LOCAIS APROPRIADOS, ADOTA MEDIDAS DE PROTEÇÃO SANITÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

AUTORIA: VEREADOR ZÉ CARLOS
A Câmara Municipal aprovou e eu, seu Presidente, Dário Saadi, promulgo nos termos do art. 51, § 5º da Lei Orgânica do Município, a seguinte lei:

Art. 1º - Dá nova redação ao artigo  da Lei nº 11.885, de 12 de janeiro de 2004, que passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 9º - É expressamente proibida a realização de tatuagem ou aplicação de"piercing"em menores de idade, assim considerados nos termos da legislação em vigor".

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Campinas, 06 de setembro de 2006
DÁRIO SAADI
Presidente

LEI Nº 15.272, DE 2 DE SETEMBRO DE 2010


(Projeto de Lei nº 396/04, do Vereador Dalton Silvano – PSDB)
Dispõe sobre a obrigatoriedade de cadastramento na Prefeitura do Município de São Paulo de empresas e profissionais autônomos que exerçam atividades de práticas de tatuagem, maquiagem definitiva e “piercings”, bem como sobre as precauções a serem adotadas na execução dos procedimentos inerentes às referidas atividades.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 18 de agosto de 2010, decretou e eu promulgo a seguinte lei:

Art. 1º As empresas e profissionais autônomos que empregam técnicas com o objetivo de pigmentar a pele, também conhecidas como elaboração de tatuagens e maquiagem definitiva, ou de fixar adornos, tais como brincos, argolas, alfinetes e assemelhados, no corpo humano, conhecidos como “piercings”, devem requerer sua inscrição no Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde – CMVS, nos termos do art. 90 da Lei nº 13.725, de 9 de janeiro de 2004.

Art 2º As instalações utilizadas para execução dos processos de tatuagem, maquiagem definitiva ou de fixação de “piercings” devem ser limpas e desinfetadas previamente à realização de cada procedimento.

Art. 3º Os equipamentos e instrumentais, como agulhas e seringas, utilizados na elaboração das tatuagens, maquiagem definitiva e na aplicação de “piercings”, deverão ser esterilizados, de uso único e descartados após o procedimento.

Art. 4º A tinta utilizada na tatuagem ou na maquiagem definitiva deverá ser previamente fracionada para cada cliente, conforme o regulamento federal.
Parágrafo único. A tinta fracionada restante será descartada imediatamente após o procedimento, como resíduo infectante, observado o disposto no art. 7º desta lei.

Art. 5º Os profissionais que executam os processos de tatuagem, maquiagem definitiva e fixação de “piercings”, bem como seus auxiliares, utilizarão obrigatoriamente aventais limpos, máscaras e luvas descartáveis de uso único e óculos de proteção.

Art. 6º Os materiais descartáveis, mencionados nos arts. 3º, 4º e 5º desta lei não poderão, em nenhuma hipótese, ser reutilizados em outro procedimento.

Art. 7º Os materiais descartados nos processos de elaboração de tatuagem, maquiagem definitiva e fixação de “piercings” são caracterizados como resíduos de saúde infectantes e devem ser acondicionados em recipientes específicos para esse fim, sendo recolhidos por meio de sistema de coleta especial para esse tipo de resíduo.

Art. 8º Os responsáveis deverão informar previamente sobre os riscos decorrentes da execução do procedimento, mediante documento com ciência do cliente, a ser mantido pela empresa ou profissional.

Art. 9º A Secretaria Municipal da Saúde poderá, se necessário, editar ato contendo normas complementares visando ao cumprimento do disposto nesta lei.

Art. 10. As despesas com a execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 11. Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 2 de setembro de 2010, 457º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, PREFEITO
CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal
Publicada na Secretaria do Governo Municipal, em 2 de setembro de 2010.

Matéria sobre tatuar KANJIS: O ENGANO


+ Clique aqui para ler a matéria

Matéria sobre o sol durante a cicatrização da tatuagem


+ Clique aqui para ler a matéria

Matéria sobre o VLCS TATTOO FEST 2011


Matéria sobre o VLCS TATTOO FEST 2011 + Clique aqui para ler a matéria

Matéria no jornal MEU BAIRRO sobre biosegurança


Matéria no jornal MEU BAIRRO sobre biosegurança + Clique aqui para ler a matéria

Reportagem sobre a ANVISA no Jornal do Taquaral Campinas


Reportagem sobre a ANVISA no Jornal do Taquaral Campinas "BIG HEAD TATTOO" atende ANVISA em 100%
+ Clique aqui para ler a matéria

Biologia da pele e a tatuagem


COMPOSIÇÃO DA PELE:

  • CAMADA CÓRNEA: camada mais externa da pele, composta por células mortas e queratinizadas, denominada também de camada de queratina. Função de evitar a desidratação e enrijecer a pele;
  • CAMADA EPITELIAL: formada por células vivas em crescimento – encontram-se melanocitos que protegem da radiação solar;
  • CAMADA CONJUNTIVA: é a mais espessa, composta por vasos sanguíneos, células de gordura, terminações nervosas (servem para sentir dor, calor ou frio). Nesta camada encontram-se os fibrócitos, células que produzem o colágeno e que manterão o pigmento da tatuagem.

Biologia da pele e tatuagem

  • A agulha atravessa todas as camadas e na camada conjuntiva as fibras de colágeno irão frear sua penetração;
  • A tinta espalhada por todas as camadas começa a ser fixada no conjuntivo e retirada do epitelial. No limite das duas camadas as células de defesa (neutrófilos e macrófagos) começam a agir, fazendo a fagocitose.
  • FAGOCITOSE – é o processo responsável por segurar a tinta dentro da pele – processo que a célula tem de “devorar” algum corpo estranho. Após fagocitar o pigmento essas células de defesa ficam paradas no lugar, caso venham a morrer outras tomam seu lugar, engolindo novamente aquele pigmento.
  • Se a célula de defesa morre e outra demorar muito para lhe substituir o pigmento pode se espalhar, deixando a tatuagem borrada com os passar dos anos. Isto acontece normalmente com o envelhecimento;
  • A tinta que ficou retida nas camadas epitelial e córnea é removida facilmente.
  • Da camada córnea é removida na primeira troca de curativo: quando muitas pessoas se espantam ao retirar o plástico e vêem o desenho parecendo que está derretendo.
  • Já na camada epitelial células demoram em média 10 dias para se regenerarem, à medida que as células dessa camada crescem vão saindo feito casquinhas impregnadas de tinta – neste período deverá ter cuidado redobrado para não coçar, pois pode causar ferimentos no tecido conjuntivo;
  • A camada conjuntiva continua imóvel, produzindo colágeno, porem pode demorar até 03 meses para sua total estabilização;
  • Uma lesão durante o processo da tatuagem, ou durante a cicatrização, pode gerar um ferimento e como a camada epitelial demora muito para se regenerar o tecido conjuntivo ativa os fibrócitos que intensifica a produção de colágeno. Esse colágeno ultrapassa a camada epitelial e faz uma elevação no topo da pele: QUELÓIDE.
  • ESCURECIMENTO SOLAR: pode ocorrer nos primeiros 40 dias da tatuagem. Neste período toda a tatuagem está repleta de células sanguíneas mortas que liberam ferro em sua decomposição. Este ferro, quando espalhado na pele, faz parte do processo de ativação de melanina, logo, se a pele recém tatuada for exposta ao sol, aumentará a produção de melanina que impactará no escurecimento da tatuagem;
  • A ação da melanina é intensificada durante o período de cicatrização pela presença do ferro, porem não pode ser esquecido que a exposição da tatuagem ao sol deve ser evitada pelo resto da vida, pois a melanina continua agindo sempre;
  • AÇÃO DOS ALIMENTOS: Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento mais reativo e comprometer o resultado do trabalho. Entre os alimentos que podem causar reações adversas destacamos os muitos gordurosos, como carne de porco, ovos, chocolate e maionese. E ainda, para algumas pessoas, alertamos sobre o camarão e outros frutos do mar. Estes alimentos por terem um potencial alérgico, estimulam substâncias no corpo, como histamina que causam vermelhidão e coceiras (isto pode atrapalhar no processo de fagocitose do pigmento e na regeneração do epitélio).
  • HIDRATAÇÃO DA TATUAGEM: como a camada córnea e as glândulas (sebáceas e sudoríparas – mantém a oleosidade, umidade e calor) da pele foram praticamente destruídas durante o processo de tatuagem, o filme plástico manterá a hidratação. Neste período é recomendável a utilização de cicratizante para auxílio na hidratação. As glândulas levam até cinco dias para se recomporem. Indica-se as cicratizante que contém dexpantenol, um ácido que ajuda a formação do tecido sem excessiva troca de células.


Cuidados com a tatuagem

A tatuagem é uma expressão da arte que, de forma definitiva, vai fazer parte de você. Além de procurar um profissional responsável e talentoso você que tem interesse em realizar uma tatuagem deve ter conhecimento e consciência quanto aos cuidados para a perfeita cicatrização e conservação da sua tatuagem.
Para conservar suas cores e a beleza de seus traços alguns cuidados são indispensáveis:

LOGO APÓS A SESSÃO: O profissional fará um curativo sobre a tatuagem, que só deverá ser removido depois de 2 horas.
No banho, lave com água morna para fria e sabonete neutro (preferencialmente sabonete para criança ou glicerinado), fazendo espuma na palma da mão e depois aplicando esta espuma sobre a tatuagem, fazendo movimentos circulares com muito cuidado. Tire toda espuma. Seque com cuidado, enxague bem e seque com uma toalha limpa e macia. ESFREGAR o local é proibido!
Após refazer a primeira bandagem deve-se aplicar uma bolsa de gelo durante uns 15 minutos. É importante não deixar o gelo parado sobre a tatuagem e sim passar continuamente e suavemente sobre ela. O resfriamento da tatuagem vai facilitar a vaso constrição, colaborando com a cicatrização.

No período de cicatrização…

DURANTE OS QUATRO PRIMEIROS DIAS:
 A higiene do local é o item mais importante a ser praticado.
Nas primeiras 24 horas pode ocorrer sangramento. Ocorrerá saída de plasma com perda de pigmento que ficará retido na bandagem. A limpeza do dia seguinte à realização da tatuagem deve ser bem detalhada, lave bem no banho, tendo cuidado para que todo o plasma formado seja completamente retirado.
Refaça a bandagem com filme de plástico PVC utilizando o cicatrizante indicado por seu tatuador. Evite ficar longos períodos com o filme plástico pois ele não deixa a pele respirar.
Quando a tatuagem for realizada nas extremidades dos membros inferiores e superiores podem ocorrer o inchaço da região tatuada. Neste caso é importante manter a parte tatuada elevada sempre que possível.

ENTRE O QUINTO E SÉTIMO DIA: Neste período não há necessidade de utilizar a bandagem de filme PVC, porem é necessário continuar aplicando o cicatrizante e realizando uma boa limpeza durante o dia, preferencialmente no banho.
Não coçar, não esfregar, nem arrancar as casquinhas que poderão se formar.
Sobre a área tatuada use somente roupas leves e folgadas, para evitar que fibras do tecido se juntem e/ou fiquem grudadas na crosta formada.
Em alguns tipos de pele, geralmente pelo uso do filme de PVC e do cicatrizante, podem surgir erupções semelhantes a espinhas, que desaparecem naturalmente.
É normal que o local da aplicação fique um pouco dolorido nos dois primeiros dias.

Evite sol, musculação, mar, piscina, sauna, alimentos fortes (camarão, peixe, porco, ovos, frituras, etc.) durante 10 dias.

Em determinados casos, pode ocorrer necessidade de retoques ou correções, que serão efetuados sem nenhuma despesa adicional, no período de 60 dias contados da data de conclusão da tatuagem. Passado o período de garantia, será cobrada nova taxa de material, correspondente ao trabalho realizado. A garantia não cobre alterações ou acréscimos nas cores ou formas, decididas antes do inicio do trabalho.

APÓS A CICATRIZAÇÃO: Os cuidados com a manutenção da tatuagem incluem loção hidratante e bloqueador solar.
Fazer uma tattoo é “para sempre”. Protegê-la do sol também. Os raios solares são os responsáveis, ao longo do tempo, pelos danos ao brilho e às cores da tatuagem.
Portanto, o bloqueador solar (com FPS acima de 30, de preferência) deve ser de uso sempre que expor a tatuagem ao sol e sua aplicação deverá ser feita uma meia hora antes de sair de casa.
O hidratante pode ser aplicado à noite, após banho.
Siga sempre a orientação do seu tatuador e use produtos de boa qualidade. Assim você obterá uma boa cicatrização e, conseqüentemente, um bom resultado estético final.

(material retirado do site http://www.coloruptattoo.com)

Etiqueta da tatuagem

Por Kat Von D
Este texto foi retirado do livro High Voltage, autora Kat Von D (tatuadora americana, especialista em realismo preto e cinza), ele traz dicas importantes que qualquer pessoa que pensa em fazer uma tatuagem deve conhecer, as dicas contribuem diretamente na atividade do tatuador e principalmente no resultado da tatuagem.

NÃO VÁ BÊBADO À SUA SESSÃO. Não se deve tomar decisões para sua vida inteira sob influência de coisa nenhuma. Odiaria fazer uma tatuagem em alguém que pudesse se arrepender na manhã seguinte. Fora que não há nada de mais chato do que tatuar alguém que esteja completamente mamado. Quando se está bêbado, é difícil sentar quieto, o que torna a tarefa mais difícil e afeta negativamente a qualidade do trabalho. Além disso, bêbados são conhecidos por ficarem barulhentos e loucos, só porque você quer beber não precisa fazê-lo em um estúdio.
SEJA PONTUAL. A maioria dos tatuadores sérios trabalha sob agendamento. Com isso em mente, chegar atrasada afeta o cronograma de seu artista pelo resto do dia. Sei que imprevistos acontecem e não se pode controlar o trânsito, mais pontualidade sempre é apreciada. Na pior das hipóteses, se estiver atrasado, é sempre uma boa idéia ligar para informar.
NÃO PECHINCHE. “Boas tatuagens não são baratas, e tatuagens baratas não são boas” – Sailor Jerry
Quando se trata de tatuagem, o velho ditado “o barato sai caro” diz tudo. O preço não deve ser um fator decisivo. Você pechincharia com um médico ou cirurgião plástico? Claro, você pode seguir pela rota mais barata e arriscar que um implante de silicone fique assimétrico – mas, se me perguntar, esse risco não vale a aposta! Não é como comprar um par de sapatos estilosos ou uma bolsa de couro. Tatuagem é uma modificação corporal permanente, e um estúdio de tatuagem não é lugar de barganha. É ofensivo para um artista quando as pessoas pechincham o preço de um orçamento. Tentar abaixar o preço só se traduza como “Não acho que você seja bom o suficiente para eu pagar tudo isso”, aos ouvidos do tatuador.
NÃO TRAGA CRIANÇAS COM VOCÊ. Apesar de os tatuadores serem habilidosos em tarefa simultânea, você não deve esperar que eles sejam capazes de fazer sua tatuagem e cuidar dos seus filhos ao mesmo tempo. E você também não deve presumir que será capaz de ser tatuado enquanto fica de olho em seus filhos.
Dependendo da legislação de cada região, a maioria dos estúdios não admite a entrada de menores, e por boas razões. Quando se pensa a respeito, algumas crianças têm a mesma altura de nossas lixeiras, quais estão cheias de materiais considerados prejudiciais à saúde. Sei que, se fossem meus filhos, o último lugar que eu iria querer que eles estivessem brincando de esconde-esconde seria um ambiente com esse tipo de material ao redor.
Se os estúdios de tatuagem fossem classificados em faixa etária como os filmes, eu diria que a maioria deles seria permitido para maiores de 16 e 18 anos! As pessoas falam palavrão e discutem assuntos adultos que podem não ser apropriados para mais jovens. Essa é uma regra geral que inclui bebês, crianças, pré-adolescentes e adolescentes. [ Sim, até seu filho especialmente educado e quieto.]
NÃO PEÇA PARA TOCAR SUA MÚSICA. Sendo uma fã de música obsessiva, sei qual é a sensação de estar realmente ligado à sua playlist pessoal. Você que ficar confortável quando está sendo tatuado, mais quer principalmente que o tatuador se sinta confortável. Assim como eu amo certos tipos de músicas, a mesma intensidade se dá por tipos de música que não gosto, e não tem maneira gentil de dizer “Desculpa, amigo, eu não confio no seu gosto musical”. Colocar um tatuador nessa posição embaraçosa é a última coisa que você quer quando alguém está prestes a fazer sua tatuagem.
COMA ALGUMA COISA ANTES DO SEU HORÁRIO. Antes de ser tatuado, certifique-se de que fez uma refeição ou um lanche. Clientes que chegam com fome podem ficar tontos ou até desmaiar. É mais comum do que você pensa, então coma alguma coisa, mesmo que seja uma barra de chocolate.
VISTA-SE APROPRIADAMENTE. Certifique-se de usar roupas que permitam acesso fácil á área em seu corpo que você planeja tatuar. Focalizar a atenção em sua tatuagem para que fique perfeita já é difícil o suficiente sem peças de roupa complicadas entrando no caminho.
TOME UM BANHO. Esta é auto-explicativa – assim espero. Não conte que qualquer um perto de você vai ficar satisfeito pelo cheiro de suas axilas depois de malhar três horas. Lembro-me de ter de tatuar um cara na parte de dentro de seu bíceps bem perto da axila, e nossa – parecia que não havia nada neste planeta que faria o tempo passar mais rápido.
NÃO SEJA UM CONSELHEIRO DE TATUAGEM. E também não traga um com você. Posso dizer honestamente que odeio quando um cliente traz consigo um amigo que tem mais certeza sobre a tatuagem do que o próprio cara. Se você não estiver cem por cento seguro sobre o que quer fazer, deve esperar até que esteja.
Se alguém lhe pedir para ser conselheiro de tatuagem, lembre-se deste conselho: O que importa é que você goste do local e do desenho, afinal é o seu corpo.
NÃO TRAGA UMA COMITIVA. Trazer um amigo para apoio moral [não para ser um conselheiro de tatuagem] é bem legal. Mas, juro, apesar de parecer uma boa idéia trazer todos seus primos de primeiro, segundo e terceiro graus, não é. Pode não haver cadeiras suficientes, então alguns do seus chapas serão forçados ficar de pé por horas e muito provavelmente vão atrapalhar bastante a passagem. Além disso, para eles não é divertido ficar olhando para a parede por todas as horas que a tatuagem pode levar. E ter de bancar o anfitrião pode distrair o tatuador. Então, deixe seus amigos em casa e surpreenda-os mais tarde com sua novíssima obra de arte.
NÃO FALE NO CELULAR. Ninguém quer ouvir você contar à sua mãe o que comeu hoje, a briga com sua namorada infiel, ou o debate entre você e seu advogado sobre qualquer negócio que você esteja tentando fechar. Não seja o “cara chato do celular”. Por favor!
NÃO FAÇA UMA TATUAGEM SE ESTIVER GRÁVIDA. Ser tatuada aumenta os níveis de estresse e afeta seu sistema imunológico. Se estiver grávida, essas são as duas coisas que seu médico vai lhe dizer para evitar durante esses nove messes. Qualquer bom tatuador se recusará a tatuar uma mulher grávida.

Atendimento


Terça a Sexta-feira
a partir das 12:30 hs

Sábado
a partir das 9:00 hs

Domingo, Segunda e feriado: FECHADO

Obs.: No período da manhã, somente com hora marcada.

Endereço


Av. Almeida Garret, 930
Parque Taquaral
Campinas - SP
Tel. (19) 3342.4744
Ver localização

Pagamento


Cartões de Crédito:

*Não aceitamos cheques!